EM HOMENAGEM A ÍNDIA TAPUIA LUISA CANTOFA
A semana acontecerá em dias e locais distribuídos: dia 9 em Natal, dias 18, 19 e 20 em Pipa, (data a se confirmar em Sibaúma), com mostras de filmes e rodas de conversa que foram selecionados dialogando com as temáticas propostas.
A Semana pela Soberania Audiovisual é um encontro latinoamericano para troca de experiências e vivências audiovisuais em sedes descentralizadas, que inclui atividades paralelas de formação audiovisual, criações coletivas, transmissões de rádio popular e video, conversas e intervenções gráficas na cidade.
É uma mostra multi localizada que se realiza através de um esforço coletivo em vários países. Neste ano ela será realizada em setembro na Argentina, Bolivia, Colombia, Costa Rica, México e Peru e em novembro no Brasil e no Equador; com o propósito de tecer uma rede latino americana, compartilhar olhares diversos, alcançar maior acesso ao cinema em bairros periféricos e zonas rurais e (nos) oferecer alternativas a exibição e difusão convencional, que promovam a circulação de conteúdos alternativos e inter culturais, a partir da criação de espaços de reflexão e diálogo.
É um espaço que combina distintas linguagens, plataformas e materiais que giram ao redor da linguagem audiovisual e cinematográfica, convoca obras de todas as procedências, enfatizando realizações comunitárias urbanas, rurais e produzidas pelos povos originários da América Latina que projetam uma imagem própria, a todas as visões que não encontram espaço na rede de distribuição e exibição comercial.
Surgido a convite do coletivo da Semana pela Soberania Audiovisual do Rio de Janeiro, e como vinhamos desenvolvendo ações em audiovisual com crianças, aceitamos o convite de se fazer de forma colaborativa, reconhecendo a importância do audiovisual na formação critica das pessoas e também partindo de uma demanda da cidade de Pipa de ocupar o espaço público da Praça do Pescador com arte.
O objetivo é o de fortalecer a identidade, revelar seus personagens, ampliar os sentidos, por a diálogo e estimular a transversalidade de linguagens artísticas como o côco de Zambê, a Capoeira, assim como seus registros, suas histórias de resistência.
– Soberania Audiovisual –
O audiovisual é uma ferramenta potente de produção de memória coletiva, por isso na Semana Pela Soberania Audiovisual damos destaque para filmes que não circulam nos grandes festivais ou emissoras, seja por sua ‘condição’ técnica e financeira, seja por sua proposta política. Filmes realizados no contexto de resistências populares, organizações comunitárias, coletivos independentes, com diversos tipos de câmera e narrativas, que utilizam a linguagem do audiovisual para fortalecer suas comunidades e despertar consciência coletiva para as violações decorrentes do atual modelo “desenvolvimentista”.
Neste sentido, em sintonia com os 9 países da América Latina e Caribe que também estão realizando suas semanas, temos aqui na região do Rio Grande do Norte (Pipa, Tibau do Sul, Sibaúma e Natal) algumas categorias que relacionam o fazer audiovisual a urgência das lutas sociais locais
1- Cultura, Identidade e Memória
2- Resistências Indígenas
3- Autonomias
4- Especulação Imobiliária
5- Soberania Alimentar
Sendo a Semana do RN uma ação sobretudo espontânea e reconfigurativa, tentamos acomodar o maior número de sugestões de filmes possíveis, mas é vertiginosa a produção independente, os campos de luta e resistência. Optamos portanto em procurar exibir prioritariamente filmes produzidos sobre a região de Pipa, Sibaúma, Cabeceiras, Catu, Natal, muitos registros feitos por elas mesmas, conectá-las caracolicamente ao Quilombo de Minas, a Permangola baiana, a luta Munduruku, alguns filmes enviados pra convocatória do Rio de Janeiro, dentro das temáticas que escolhemos abordar, e de parceiros com quem colaboramos.
Para sugestões de filmes, envie link para o email.
+++
– Pré-evento de lançamento da Semana em Natal –
Em Natal será a abertura da Semana, na segunda dia 9 de Novembro no auditório do Centro de Ciências Sociais da UFRN (NEPSA), em Natal, com o lançamento potiguar do filme “Mundurukânia, na Beira da História“, de Miguel Viveiros de Castro e roda de conversa com a presença do diretor e o professor Rômulo Angélico, pesquisador das tribos indígenas e tapuias do RN.
+++
– Semana pela Soberania Audiovisual da Pipa –
Em Pipa acontecerão as Mostras de Filmes e Rodas de Conversa, nos dias 18, 19 e 20 de Novembro, na Praça do Pescador e outros locais a confirmar. Haverá exibição de filmes seguido de rodas de conversa, Feira de orgânicos, Dança contemporânea, Bazar, Capoeira, Zambê, Música, etc.
Programação em fase de tecetura!
+++
Participe!
+++